Comida e Cultura: uma introdução à Antropologia da Alimentação

Posted By ciencia-aberta on Jul 12, 2019


Tem início no próximo dia 15 de julho a escola de verão – Comida e Cultura: uma introdução à Antropologia da Alimentação, na FCSH-UNL, com a participação de Virgínia Calado, do ICS-ULisboa.

A alimentação tem sido um tema abordado pela Antropologia desde os primórdios da disciplina. Nas últimas décadas multiplicaram-se os estudos antropológicos sobre alimentação, nomeadamente de cariz etnográfico, explorando temas tão diversos como género, identidades, migrações, usos do passado, memória, património, turismo, classes, nação e globalização, contribuindo para a a afirmação deste campo de estudos. A diversidade deste corpus vem confirmar que os consumos e as práticas alimentares são válidos e preciosos objectos de estudo para a Antropologia e constituem, acima de tudo, boas lentes de observação da realidade. O curso “Comida e Cultura: uma introdução à Antropologia da Alimentação” propõe-se fazer um levantamento destas questões e enquadrá-las teoricamente à luz da Antropologia da Alimentação.

Para mais informação, visite:
http://www.fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/escola-de-verao/cursos-2019/comida-e-cultura-uma-introducao-a-antropologia-da-alimentacao#section-1

PortugalEnglish