Comunicação ciência

O diálogo ciência-sociedade é um dos três eixos principais da atividade do ICS, a par da investigação e da formação pós-graduada. A comunicação de ciência desempenha aqui uma função essencial, numa aceção bidirecional de disseminação de conhecimento que resulta da interação entre investigadores e membros da comunidade.

Observatórios

Procurando colmatar o fosso entre ciência, sociedade e política, os observatórios têm como objetivo debater questões centrais relativas à sociedade e às instituições portuguesas. Através da promoção de parcerias com instituições locais, governamentais e privadas sem fins lucrativos, os observatórios do ICS produzem conhecimento técnico e científico orientado para as políticas e para a administração pública central e local, bem como para investigadores de outras áreas científicas. Como tal, os observatórios estão profundamente empenhados em contribuir para a inovação social e melhoria da governação nos setores público e privado.

Saber mais

Atividades dirigidas a decisores políticos e stakeholders

O ICS, frequentemente através dos seus Observatórios, desenvolve um conjunto de atividades destinadas a converter resultados de investigação científica em instrumentos de suporte à decisão política e à atuação de outros agentes sociais (stakeholders).

Saber mais

Atividades dirigidas ao público em geral

Ainda que a grande maioria dos eventos realizados no ICS estejam abertos à participação do público em geral, o ICS promove também diferentes iniciativas dirigidas a disseminar o conhecimento produzido pelas ciências sociais e envolver os cidadãos nos debates de temas com uma componente científica.

Saber mais

Atividades dirigidas ao público escolar

Ciente da importância de divulgar as ciências sociais a estudantes e professores dos níveis de ensino pré-universitário, o ICS organiza anualmente eventos e estágios que se destinam a proporcionar experiências de investigação aos mais jovens. Os investigadores do ICS são também regularmente convidados a efectuar palestras em escolas do ensino básico e secundário.

ICS nos media

Saber mais

O que estudam os investigadores do ICS? Motor de busca de investigadores do ICS por temática de investigação (pesquisa por palavras-chave)