Portugal Social em Mudança

O ICS lançou em 2015 uma publicação regular – Portugal Social em Mudança – que tem como objetivo disponibilizar informação sobre questões sociais numa ótica comparada e longitudinal. “Portugal no contexto europeu em anos de crise” foi o título escolhido para o primeiro número. Os vários temas selecionados – Democracia, Ambiente, Famílias, Juventude e Confiança – procuram situar Portugal em contextos mais amplos, do ponto de vista tanto geográfico como temporal, a partir de indicadores quer objetivos (estatísticos) quer subjetivos (perceções, opiniões) relativos a diferentes facetas da realidade social. Foram escolhidos para análise estes domínios relevantes para o futuro do país, potencialmente sensíveis aos efeitos da atual crise e que traduzem algumas das linhas de divulgação científica que têm vindo a ser prosseguidas no âmbito dos observatórios do ICS-ULisboa.

Em 2017, para o segundo volume, procurou-se olhar para dentro do país, para a sua heterogeneidade interna, procurando desvendar as várias geografias que nele coexistem, através de diversos retratos municipais.

J. Ferrão & A. Delicado (Eds.) (2017), Portugal Social em Mudança. Retratos Municipais. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

J. Ferrão & A. Delicado (Eds.) (2015), Portugal Social em Mudança: Portugal no contexto europeu em anos de crise. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

PortugalEnglish