Congresso Internacional: FOTOGRAFIA E VIAGEM

Posted By ciencia-aberta on Out 17, 2019

Fotografia e a Viagem é o tema do próximo congresso internacional organizado pela Direção Regional da Cultura, Direção de Serviços de Museus e Património Cultural; Universidade da Madeira – Conselho da Cultura; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Humanas; e Instituto de Comunicação da NOVA. O congresso acontecerá no contexto da reabertura do Museu da Fotografia da Madeira no século XIX – o Estúdio Vicentes e a exposição que terá sua abertura no momento da conferência.
A ligação entre fotografia e viagem no século XIX tornou-se não apenas um ponto crucial para qualquer família ou indivíduo, mas também uma ferramenta importante para viagens científicas, que exploravam fronteiras coloniais e culturas não ocidentais (em missões geográficas e etnográficas, por exemplo).
A fotografia estimula também os indivíduos a viajarem na imaginação e este foi um dos objetivos apresentados desde o início pelos pioneiros, o que significa que a fotografia que desencadeou viagens e as viagens desafiaram a fotografia desde os seus primórdios.
O objetivo desta conferência é trazer uma discussão profunda sobre este complexo elo entre fotografia, viagem e o sujeito moderno nos séculos XIX e início do XX (até 1920), um sujeito para quem, como Jonathan Crary apontou, a tangibilidade do mundo se tornou essencialmente óptica.
O evento conta com a a intervenção de Filipa Lowndes Vicente, investigadora e subdiretora do ICS-ULisboa, no dia 25 de outubro às 11h05 com a comunicação intitulada «Portugal na lente de mulheres fotógrafas estrangeiras (1930-1975)».

Programa aqui.

Entrada Livre