Edições ICS


O ICS promove o acesso aberto através da disponibilização, sem restrições, dos conteúdos científicos das publicações da sua responsabilidade institucional: a revista do Instituto, Análise Social, em acesso livre desde 2008, os Policy briefs, ICS Working Papers, os Estudos e Relatórios ICS.
A Imprensa de Ciências Sociais é solidária com a Política de Acesso Aberto, adoptada em 5 de maio de 2014, relativa a publicações resultantes de projetos de I&D financiados pela FCT. A partir dessa data, todos os livros publicados pela Imprensa de Ciências Sociais, de autores do ICS-ULisboa, resultantes de projetos de I&D financiados pela FCT, são disponibilizados em acesso livre no Repositório da Universidade de Lisboa, passado um período de embargo de 16 meses. Os livros da coleção Observatórios, por estarem muito orientados para as políticas públicas, estão em acesso aberto no Repositório da ULisboa logo após 6 meses da 1ª edição.

Também os investigadores do ICS desempenham funções editorais em várias revistas que são disponibilizadas em acesso aberto.

 

Análise Social

A Análise Social é a principal revista portuguesa em ciências sociais e na área dos estudos sobre Portugal. Durante mais de meio século, a revista manteve o seu cariz inovador devido à capacidade para atrair trabalhos que resultam de investigação de topo, tanto teórica como empiricamente, e à originalidade e importância dos temas abordados.

Saber mais

 

ICS Policy Briefs

Os policy brief são documentos breves publicados pelos Observatórios que apresentam resumos de resultados de projetos de investigação e recomendações de política deles derivadas.

Saber mais

 

ICS Working Papers

Coleções de estudos em ciências sociais, da autoria dos seus investigadores, colaboradores, estudantes de pós-graduação e investigadores visitantes.

Saber mais

 

ICS Estudos e Relatórios

Coleções de estudos em ciências sociais, da autoria dos seus investigadores, colaboradores, estudantes de pós-graduação e investigadores visitantes.

Saber mais

 

Imprensa de Ciências Sociais

Criada em 1998, esta editora do ICS com individualidade própria e completa autonomia científica e administrativa, reúne inúmeros autores, a maioria dos quais não pertence ao Instituto.

Saber mais

 

 

PortugalEnglish