Estágio de Ocupação Científica 2019

Posted By ciencia-aberta on Jul 1, 2019

De 8 a 12 Julho de 2019, o Instituto de Ciências Sociais organizou o estágio Tecnologia e ferramentas digitais na produção de conhecimento em ciências sociais,

coordenado por Maria Manuel Vieira e Tatiana Ferreira (OPJ-ICS ULisboa)

Neste estágio, os alunos entraram em contacto com as práticas e contextos de utilização das TIC na investigação em ciências sociais. Durante uma semana tiveram a oportunidade de ser investigador/a e acompanhar alguns projetos de investigação nacionais e internacionais, alguns deles ligados a redes de estudos longitudinais e comparativos. Entenderam a importância das tecnologias em todas as etapas de um processo de pesquisa,  num roteiro científico que vai desde a organização, tratamento, análise e produção até à comunicação e publicação dos dados.  Ficaram a conhecer os programas informáticos e as ferramentas digitais disponíveis – construção e aplicação de inquéritos online, criação de bases de dados, programas de tratamento estatístico e de apresentação dos resultados, bem como compreender a importância das redes digitais e sociais (sites institucionais, blogues, facebook, etc) na divulgação do conhecimento científico. No final do estágio, o objetivo era adquirir um conjunto de conhecimentos e competências digitais que poderás utilizar nos teus projetos escolares.

EnglishPortugal