Exposição CLIMA EXPO 360

Posted By ciencia-aberta on Fev 28, 2017

A exposição CLIMA EXPO 360° sobre alterações climáticas esteve presente de 2 de Dezembro de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Co-organizada pelo Instituto de Ciências Sociais e o Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, entre outros parceiros, esta exposição apresenta as últimas observações, simulações e análises científicas sobre as alterações climáticas.

Alerta ainda para os seus impactos sociais e a importância da mobilidade sustentável e da economia de baixo carbono.

A decorrer na sequência da última conferência das Nações Unidas sobre as Alternações Climáticas COP 22, a exposição está organizada em quatro vertentes:

Aquecimento global: diagnóstico e impactos;

• As causas do aquecimento global e a responsabilidade humana;
  • Os cenários de emissões de gases com efeito de estufa e a evolução do clima;
  • O planeta à procura de soluções para o desafio climático.

Além dos dados e cenários globais, apresenta também os estudos e previsões para Portugal.

Em paralelo decorreram uma série de eventos, como sejam documentários e conferências, que contaram com a presença de personalidades e cientistas franceses e portugueses de reconhecido mérito. A exposição entrou depois em itinerância pelo país.

Organização: Embaixada de França, Instituto Francês em Portugal,  Instituto de Ciências Sociais e Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.