Noite Europeia dos Investigadores 2020

Posted By ciencia-aberta on Nov 26, 2020


A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. O tema da NEI 2020 é Ciência e Natureza: Preservação do Património Natural e Cultural.
O ICS-UL participa neste grande evento de divulgação da ciência europeia (Programa). Devido à pandemia, a Noite Europeia dos Investigadores 2020 será inteiramente online, dia 27 de novembro.

O ICS estará representado com cinco projetos:

A equipa do projeto EPOCA, com Corrupção e crise económica, uma combinação perigosa: Compreender as interacções processo-resultado na explicação do apoio à democracia, dinamizará um conjunto de painéis interativos, com jogos e outras atividades, subordinados ao tema ‘Corrupção e os impactos causados ao património cultural e natural da sociedade’.

O investigador Pedro Neto irá apresentar, em acesso livre, duas curta-metragens sobre a problemática dos refugiados: Curupira e Withering Refuge.

A equipa do projeto COLOUR apresenta um vídeoclip “Plantas que produzem pessoas”.

O projeto SafeConsumESafer food through changed consumer behavior: Effective tools and products, communication strategies, education and a food safety policy reducing health burden from foodborne illnesses vai propor um quiz e um vídeo de animação dirigido aos mais novos, sobre segurança alimentar.

projeto CLAVE Desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência disponibilizará um jogo no qual a criança identifica os valores universais mais e menos importantes para si.

PortugalEnglish