O 25 DE ABRIL, FATOR DE IDENTIDADE NACIONAL

Posted By ciencia-aberta on Mar 4, 2019


É hoje consensual que o 25 de Abril de 1974, como acto único na História Universal, contribuiu decisivamente para a afirmação de Portugal no conceito das Nações.
Hoje, passados 45 anos, procuramos debater se o 25 de Abril se mantém como factor de consciencialização e valorização do ser Português.
Seja no território nacional, seja no estrangeiro, nas inúmeras comunidades portuguesas que formam a nossa Diáspora, os Portugueses continuam afirmando a sua identidade e nacionalidade, a ver o 25 de Abril como factor diferenciador dos outros povos, de afirmação dos valores democráticos e de respeito pelos valores humanos? Isto é, como facto de valorização dos Portugueses no mundo?
Neste contexto, realiza-se no próximo dia 08 de março de 2019, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a conferência “O 25 de abril – Fator de Identidade”, em cujo evento participa o Primeiro-Ministro, António Costa, na sessão de Abertura, e José Manuel Sobral, subdiretor do ICS-ULisboa, entre outros ilustres oradores.

Programa


PortugalEnglish