Verão na ULisboa 2018

Posted By ciencia-aberta on Mai 11, 2018


O ICS participou mais uma vez na iniciativa da Reitoria Verão na ULisboa, destinada a alunos do ensino secundário, que decorreu de 2 a 6 de julho. O programa deste ano intitulou-se “Aventuras com as ciências sociais”  e propôs atividades interativas e desafiadoras, visitas a locais inesperados e a oportunidade de conhecer pessoas que fazem da investigação em ciências sociais o seu ofício.

AÇÕES

 

Visita ao Palácio de São Bento e Simulação de um debate parlamentar

Visita guiada ao Palácio de S. Bento, centrada na história do Palácio de S. Bento, nos aspetos mais emblemáticos dos vários espaços e na atividade e competências do Parlamento.
Após a visita, os alunos serão repartidos pelos grupos políticos com representação no parlamento e tornam-se Deputados da Assembleia da República e aprendem a debater e a negociar, entre si, para construir o futuro que desejam para Portugal. Os “deputados” devem trabalhar em conjunto e tomar decisões difíceis, dado que irão abordam problemas como a escassez de água, a dívida pública, a integração de Portugal na União Europeia entre outros temas chaves. O jogo de simulação pretende mostrar a forma como a legislação portuguesa e a toma de decisão política é feita em Portugal.
Coord. Susana Rogeiro Nina e Joana Rebelo Morais

 

Posso dar a minha opinião?

Como fazem os cientistas sociais quando querem saber as opinião das pessoas sobre um determinado tema? Será que há regras para recolher essas opiniões? Nesta atividade iremos abordar uma das técnicas que usamos: vamos organizar uma discussão de grupo, focada num tema. Esta técnica, também conhecida por focus-group, permite gerar uma discussão em torno de um tema e, a partir daí, identificar os tópicos mais importantes a esse respeito, no modo de pensar das pessoas. Ao participares nesta atividade poderás acompanhar todas as etapas de preparação de um grupo de focus: desde a constituição do grupo, a assinatura dos consentimentos informados, a preparação do espaço, e a condução da entrevista. Vem juntar-te a nós nesta atividade e fica a conhecer alguns dos segredos desta técnica de recolha de opiniões, usada para fins científicos, mas também nos estudos de mercado.
Coord. Verónica Policarpo                                          Post sobre esta atividade

 

O Jogo das Negociações sobre Alterações Climáticas

As negociações que determinam o futuro do planeta dependem de ti!
Neste jogo propomos que participes na recriação das negociações da Conferência das Partes (COP) sobre alterações climáticas. Esse role playing (jogo de simulado) tem dois objetivos:
1. Diminuir os níveis de Gases com Efeito de Estufa até 2100 para um nível que mantenha o aquecimento global bem abaixo dos 2º C.
2. Acordar num compromisso que permita partilhar os custos que se destinam à mitigação e à adaptação dos Estados-nação mais vulneráveis.
Vem ser um negociador do clima!
Coord. Fronika de Wit e Ana Rita Matias                               Post sobre esta atividade

 

Marvila ROCKS! – Descobrindo os processos de transformação de um bairro

Investigadores do ICS-ULisboa vão orientar uma visita guiada ao território de Marvila, onde decorre o projeto cultural de regeneração urbana ROCK.
Durante este passeio vamos descobrir novos percursos e paisagens da cidade, vamos falar de História e de património cultural e vamos discutir os processos de transformação de um bairro.
Pelo caminho, vamos explorar diferentes métodos e técnicas de trabalho no terreno e perceber como funciona um projeto de investigação-ação em Ciências Sociais.
Coord. Mafalda Corrêa Nunes e João Carlos Martins                     Post sobre esta atividade

 

Exibição de “Fazer pela vida na estação seca”

Nesta sessão vamos ver um documentário de 35 minutos, passado numa aldeia agro-pastoril de cimo de montanha em Angola. Vamos depois aproveitar para discutir o quotidiano familiar neste contexto rural, as condições para a pesquisa em antropologia na qual o filme foi feito, e “fazer” algo inspirado nele.
Coord. Inês Ponte

 

Desconstruindo estereótipos: caminhos para a igualdade de género

Este seminário tem como objectivo transmitir ao/às aluno/as os contributos da Psicologia Social sobre a construção social dos estereótipos de género, as suas formas de perpetuação e os seus efeitos na desigualdade de género. Terá uma componente prática em que serão utilizadas algumas dinâmicas que permitam ao(à)s aluno(a)s entender a ligação entre os estereótipos e os seus efeitos aos níveis das desigualdades sociais, quer para as mulheres quer também para os homens, enquanto elaboram estratégias de mitigação desses efeitos. Nesse sentido serão consideradas situações quotidianas, em que identificam e consideram as implicações negativas de certos estereótipos, usando tanto o legado do passado como exemplos actuais, e em que sugerem medidas que combatam estas representações colocando-se no papel de decisores/as, em vários cenários (por exemplo, enquanto políticos/as ou gestores/as de empresas).
Coord. Rita Correia                                                                          Post sobre esta atividade

 

Governa o Império Português!

Esta actividade desenvolve-se em duas partes. A primeira compreende uma visita à Biblioteca Nacional, onde se poderão ver diferentes tipos de documentos. Depois, organizar-se-ão diferentes equipas que representam os vários centros de tomada de decisão (como o rei, o vice-rei e o Conselho Ultramarino) e deverão resolver várias questões ligadas com o governo do Império português na época moderna.
Coord. Joana Fraga e Miguel Dantas da Cruz

 

 

EnglishPortugal