Verão na ULisboa 2019

Posted By ciencia-aberta on Jul 1, 2019


Mais uma vez, o ICS participou no Verão na ULisboa, uma iniciativa da Reitoria, este ano com o tema Mergulha no teu futuro. O Verão na ULisboa proporciona aos jovens a oportunidade de conhecerem e experimentarem o ritmo e o espírito da vida académica. Durante uma semana, cada Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) oferece um plano completo de atividades (experiências, jogos, visitas e workshops) para mostrar os conhecimentos básicos, as tarefas práticas e os métodos de trabalho dos cursos lecionados na ULisboa.

À DESCOBERTA DE MUNDOS SOCIAIS

A ciência política faz política? A antropologia só estuda povos não europeus? A sociologia resolve problemas sociais? A história só se preocupa com o passado? A geografia apenas serve para fazer mapas? A psicologia social trata doenças?

Com a coordenação de Ana Delicado, o ICS organizou as seguintes atividades:

Marvila ROCKS! – Descobrindo os processos de transformação de um bairro

Investigadores do ICS-ULisboa vão orientar uma visita guiada ao território de Marvila, onde decorre o projeto cultural de regeneração urbana ROCK.
Durante este passeio vamos descobrir novos percursos e paisagens da cidade, vamos falar de História e de património cultural e vamos discutir os processos de transformação de um bairro.
Pelo caminho, vamos explorar diferentes métodos e técnicas de trabalho no terreno e perceber como funciona um projeto de investigação-ação em Ciências Sociais.
Coordenação: Mafalda Corrêa Nunes e João Martins

Exibição de “Fazer pela vida na estação seca”

Nesta sessão vamos ver um documentário de 35 minutos, passado numa aldeia agro-pastoril de cimo de montanha em Angola. Vamos depois aproveitar para discutir o quotidiano familiar neste contexto rural, as condições para a pesquisa em antropologia na qual o filme foi feito, e “fazer” algo inspirado nele.
Coordenação: Inês Ponte

Posso dar a minha opinião?

Nesta sessão vamos ver um documentário de 35 minutos, passado numa aldeia agro-pastoril de cimo de montanha em Angola. Vamos depois aproveitar para discutir o quotidiano familiar neste contexto rural, as condições para a pesquisa em antropologia na qual o filme foi feito, e “fazer” algo inspirado nele.
Coordenação: Verónica Policarpo

#influenceme – a psicologia social do marketing

Achas que os psicólogos são todos psicólogos clínicos? Sabias que existe uma área da psicologia chamada psicologia social que estuda como as pessoas pensam, se sentem e se comportam em grupo? Sabias que muitas estratégias utilizadas no marketing vêm da psicologia social, nomeadamente de áreas como a persuasão e a psicologia do consumidor? Vem conhecer alguns dos estudos mais importantes da psicologia social que ajudam a perceber melhor como fazer as pessoas gostarem mais de uma marca, preferirem um produto em vez de outro ou contribuírem para uma ONG. Vamos começar com um pequeno estudo em que terás a oportunidade de participar. Depois vamos pegar nesse estudo, perceber um pouco a teoria que está por trás, a maneira como o estudo foi construído e os resultados obtidos. Vamos ainda olhar para alguns estudos e anúncios/campanhas e perceber como é que a psicologia social pode ser importante para mudar atitudes e comportamentos.
Coordenação: Mafalda Mascarenhas

Para quê conhecer as sementes?!?!

Actividades que exploram os mistérios das sementes que nos alimentam. Cruzando história, biologia, geografia e culinária, discutem-se as mudanças na agricultura, biodiversidade e alimentação.
Coordenação: Dulce Freire e Equipa ReSEED

Visita ao Palácio de São Bento e Simulação de um debate parlamentar

Visita guiada ao Palácio de S. Bento, centrada na história do Palácio de S. Bento, nos aspetos mais emblemáticos dos vários espaços e na atividade e competências do Parlamento.
Após a visita, os alunos serão repartidos pelos grupos políticos com representação no parlamento e tornam-se Deputados da Assembleia da República e aprendem a debater e a negociar, entre si, para construir o futuro que desejam para Portugal. Os “deputados” devem trabalhar em conjunto e tomar decisões difíceis, dado que irão abordam problemas como a escassez de água, a dívida pública, a integração de Portugal na União Europeia entre outros temas chaves. O jogo de simulação pretende mostrar a forma como a legislação portuguesa e a toma de decisão política é feita em Portugal.
Coordenação: André Paris e Susana Coroado

EnglishPortugal