Consulta Aos Cidadãos – Primeiro Ano do XXI Governo

Posted By ciencia-aberta on Nov 26, 2016

No dia 26 de Novembro de 2016 realizou-se na Reitoria da Universidade de Lisboa a Consulta aos Cidadãos, um exercício inédito realizado no âmbito do Observatório da Qualidade da Democracia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O seu objetivo era realizar uma auscultação a cidadãos portugueses por ocasião do primeiro ano de mandato do XXI governo, com vista à colocação de questões ao Primeiro-ministro e ao governo sobre o primeiro ano de governação.

Para esse efeito foi selecionada uma amostra de 59 portugueses que tendencialmente representativos da população portuguesa do ponto de vista sociodemográfico de acordo com os seguintes critérios: género, idade, local de residência e classe social.

No processo de deliberação foi notória a vontade dos cidadãos de serem ouvidos e comunicarem as dificuldades do dia-a-dia. Essas dificuldades centram-se em primeiro lugar no funcionamento do mercado de trabalho. Em segundo lugar, passam pela relação com o Estado Providência, relação essa que tem duas vertentes: por um lado a forma e a qualidade dos serviços prestados, por outro o Estado enquanto empregador, que remete mais uma vez para a questão da situação laboral dos portugueses. Por sua vez, os temas sobre a relação entre cidadãos e política também suscitaram um vivo debate.

Relatório Final da Consulta aos Cidadãos

Vídeo do Encontro entre Cidadãos e Governo